Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais Seção Unesp Rio Claro
Concluídas
QUE EDUCAÇÃO É PÚBLICA? PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar processos de privatização da educação básica, considerando as diferentes estratégias de privatização encontradas atualmente.
Período: 2014-2023.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Coordenação: Raquel Fontes Borghi.
Financiamento: bolsas CAPES e PIBIC.
AVALIAÇÃO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA REALIDADE ESCOLAR.
Descrição: A discussão a respeito da qualidade da educação tem ganhado forte expressão em todos os níveis educacionais e vem sendo induzida/regulada via processos avaliativos introduzidos pelas políticas públicas oficiais. Diversos processos avaliativos vêm sendo estimulados/implantados no âmbito federal, estadual e também municipal, para os diferentes níveis de ensino infantil, fundamental, médio e superior no intuito de produzir e garantir uma almejada qualidade da educação. Tendo como ponto de partida o foco na qualidade da educação, o objetivo geral desse projeto é explorar diferentes propostas oficiais de avaliação para a educação infantil e o ensino fundamental, especificamente, utilizando-se os indicadores de qualidade (oficiais) como estratégia para a discussão da qualidade na realidade escolar. Será realizado um estudo de natureza qualitativa do tipo estudo de caso em diferentes unidades escolares destas duas etapas da educação básica. Pretende-se assim, compreender e contribuir para o debate sobre a qualidade da educação realizada nas unidades escolares de forma a ampliar e aprofundar a temática, bem como a utilização dos indicadores e os seus resultados na realidade escolar..
Período: 2013-2019.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Regiane Helena Bertagna - Coordenador / Raquel Fontes Borghi - Integrante / Liliane Ribeiro Mello - Integrante / Henrique Kendi Nakamura - Integrante / Amanda Polato - Integrante / Fabiana Alvarenga Filipe - Integrante / Thainá Portela Rêgo Ribeiro - Integrante / Hayla Emanuelle Torrezan - Integrante / Josiela Zutin Battistella - Integrante / MAYARA Leticia Calixto dos Santos Barbosa - Integrante / Jeane Vieira Lopes - Integrante / Rafaela Bottene Scanavaca - Integrante / Karina Yara Jurgensen - Integrante / Tássio José da Silva - Integrante.
MAPEAMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL (2005 – 2015).
Financiamento: CAPES e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Período: 2015-2020.
Objetivos: Esta pesquisa, financiada pelo CNPq, pretende discutir estratégias de privatização da Educação Básica no Brasil no período de 2005 a 2015. O estudo será desenvolvido por pesquisadores membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional GREPPE. Pretende-se realizar mapeamento visando caracterizar e analisar possíveis tendências em relação à privatização da Educação Básica, considerando as formas exógenas e endógenas de privatização. As formas são estudadas a partir de três possibilidades de privatização: oferta educacional; privatização da gestão das escolas públicas; privatização das atividades-fins escolares.
Coordenação: Theresa Maria de Freitas Adrião.
Pesquisadores Integrantes: Raquel Borghi, Regiane Bertagna, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Luciane Muniz Barbosa, Sabrina Moehlecke.
Alunos: Nadia Pedrotti Drabach, Samara Oliveira Silva, Ellen Ceccon, Matheus Gomes, Fábio Cesarini, Kelly Marquez dos Santos (IC), Nathalia Sola (IC), Nathalia Arcenio Toledo (ME).
SISTEMAS DE ENSINO PRIVADOS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: CONSEQUÊNCIAS DA MERCANTILIZAÇÃO PARA O DIREITO À EDUCAÇÃO.
Financiamento: Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação – Auxílio financeiro.
Período: 2013-2015.
Objetivos: Este estudo mapeia e analisa a adoção de “sistemas privados de ensino” por redes públicas de Educação Básica no Brasil, considerando as consequências dessa opção de política para a efetivação do direito à educação.
Coordenação: Theresa Maria de Freitas Adrião.
Integrantes: Raquel Borghi, Regiane Bertagna, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Salomão Ximenes – UFABC e Gustavo Paiva – Ação Educativa.
SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO E MUNICÍPIOS: O AVANÇO DO SETOR PRIVADO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL LOCAL.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Período: 2010-2015
Objetivos: Este projeto teve por objetivo mapear, caracterizar e analisar o processo de ampliação da presença do setor privado na educação pública paulista por meio da adoção/compra de sistemas apostilados de ensino por um número significativo de municípios para escolas de sua rede educacional.
Coordenação: Theresa Maria de Freitas Adrião.
Integrantes: Raquel Borghi, Regiane Bertagna, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Bianca Cristina Corrêa, Rosilene Silva e Alexandra Damaso.
OFERTA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Período: 2010-2012
Objetivos: Este projeto objetivou identificar e discutir os arranjos institucionais entre o poder público e instituições privada para a oferta educacional em creches, que se firmaram após a integração desta etapa de escolaridade aos sistemas de ensino.
Coordenação: Raquel Fontes Borghi.
Integrantes: Theresa Maria de Freitas Adrião, Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Regiane Bertagna e Bianca Cristina Correa.
ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS PÚBLICO – PRIVADO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
Período: 2007-2009
Objetivos: Projeto de natureza interinstitucional (UNESP-RC; USP-RP e USP-SP) teve por objetivos: organizar um banco de dados sobre o perfil das parcerias efetuadas entre o conjunto dos municípios paulistas e a esfera privada para a oferta da educação básica e desenvolver estudos de caso em municípios intencionalmente selecionados, tendo em vista a vigência, durante o período de 1996 a 2006, de parcerias entre a poder público local e o setor privado em uma das seguintes modalidades : aquisição de material pedagógico na forma de “sistema de ensino”; contratação de instituições privadas para gerir e ou elaborar políticas de gestão da educação municipal; subvenção pública a instituições privadas para a oferta de vagas.
Coordenação: Theresa Maria de Freitas Adrião.
Integrantes: Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Raquel, Borghi, Lisete Gomes Aleraro, Alessandra Aparecida Cain, Cassia Alessandra Domiciano, Egle Pessoa Bezerra, Denise Pinheiro, Lucilene Rossi, Inajara Iana da Silva, Vitor Mizuki, Karine Melo dos Santos, Adriana Dragone Silveira , Edilene Pontes, Bárbara Della Torre, Newton Vasconcelos Pulhez Junior, Jaqueline dos Santos Oliveira, Débora Aparecida Pereira Gomes, Fernanda Andrade , Daniela Spegiorini , Maria Tereza Mendonça Pyntia, Ana Paula da Silva e Paulo Rogério Batista.
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO PARA A COMPRA DE SISTEMAS DE ENSINO: ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA
Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Período: 2009-2012.
Descrição: A pesquisa teve por objetivo analisar as consequências da implantação de sistemas de ensino privados em escolas públicas municipais paulistas que atendem ao Ensino Fundamental, por meio de estudos sobre casos em unidades escolares selecionadas a partir dos dados obtidos na pesquisa anterior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Teise de Oliveira Guaranha Garcia - Coordenador / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante / Bianca Cristina Côrrea - Integrante / Raquel Borghi - Integrante / Regiane Helena Bertagna - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Alessandra Cain - Integrante.