top of page

Em andamento

AVALIAÇÃO, QUALIDADE E FORMAÇÃO HUMANA.

Descrição:  A discussão a respeito da qualidade e avaliação da educação tem ganhado forte expressão em todos os níveis educacionais e vem sendo induzida/regulada via avaliação de larga escala (avaliação de sistemas) introduzidos pelas políticas públicas oficiais. Desta forma, vêm sendo estimulados/implantados no âmbito federal, estadual e, também, municipal, sistemas de avaliação para os diferentes níveis de ensino – infantil, fundamental, médio e superior no intuito de produzir e garantir uma almejada qualidade da educação. Tendo como ponto de partida a formação humana (ampliada) nas diferentes dimensões: político-social, ética, afetiva, corporal, cognitiva, artística e cultural (BERTAGNA, 2017) e, a qualidade social da educação: que considera um conjunto de elementos e indicadores que expressam para além das vivências e aprendizagens dos estudantes, o reconhecimento social e a valorização dos trabalhadores em educação; do entorno da escola e dos fatores sócio-histórico-cultural e econômico da escola e seu entorno (e, portanto, não reduzida apenas a índices quantitativos de domínio/proficiência cognitiva em Português e Matemática), que conduzam a processos avaliativos com vistas à emancipação humana e ao desenvolvimento de uma sociedade mais justa (SILVA, 200; WERLE, SCHEFFER; MOREIRA, 2012; FREITAS et al., 2012). Neste sentido, o objetivo geral deste projeto é explorar, discutir e aprofundar diferentes concepções, entendimentos, percepções e propostas de avaliação (da aprendizagem e institucional) assentados em processos coletivos, participativos e democráticos de forma a dialogar com os sistemas de avaliação oficialmente instituídos. Pretende-se assim, compreender, fomentar e contribuir para o debate sobre a qualidade da educação realizada nas unidades escolares, a partir da perspectiva da construção de processos avaliativos coletivos, participativos e democráticos para a formação humana e qualidade social da escola pública.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (3);
Doutorado (5);
Integrantes: Regiane Helena Bertagna (Responsável); Raquel Fontes Borghi / Liliane Ribeiro Mello - Integrante /Fabiana Alvarenga Filipe - Integrante / Hayla Emanuelle Torrezan - Integrante / Juliana Aporta, Integrante/UIllians Eduardo dos Santos/ Tassio José da Silva, Aline

ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROCESSSOS DE PRIVATIZAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO (2008 2022)

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Fontes Borghi - Integrante / Theresa Adrião - Integrante / Teise Garcia Guaranha - Coordenador / Regiane Helena Bertagna - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

QUALIDADE SOCIAL NA/DA ESCOLA PÚBLICA: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES JUNTO AOS ESTUDANTES

Descrição: A discussão sobre a qualidade da educação tem forte expressão em todos os níveis educacionais e vem sendo induzida/regulada via processos avaliativos introduzidos pelas políticas públicas oficiais. Diversos processos avaliativos vêm sendo estimulados/implantados no âmbito federal, estadual e municipal, para os diferentes níveis de ensino infantil, fundamental, médio e superior - no intuito de produzir e garantir uma almejada qualidade da educação. Tendo como ponto de partida o foco na qualidade da educação, o objetivo geral desse projeto é aprofundar e analisar possibilidades de construção da qualidade social junto com os alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Será realizado um estudo de natureza qualitativa na interface do diálogo entre pesquisadores, profissionais da educação e alunos da escola pública, de forma colaborativa, que ao mesmo tempo desvela e constrói com os estudantes as percepções sobre a qualidade de sua escola. Pretende-se assim, compreender e contribuir para o debate sobre a qualidade da educação realizada na unidade escolar de forma a ampliar e aprofundar a temática e construir juntamente com os estudantes da escola pública possibilidades para a compreensão da qualidade (social) e de indicadores de qualidade social para apoiar processos avaliativos participativos (avaliação institucional participativa-AIP), ressaltando a importância da participação dos estudantes na construção da qualidade social, tendo como horizonte uma formação humanizadora. E, ainda, considerando o período pós pandêmico, revigorar e reforçar a relação entre alunos e escola, fortalecendo o sentimento de pertencimento e participação dos alunos na escola, consequentemente, reconhecendo e construindo a qualidade social da instituição..
Situação: Em andamento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Regiane Helena Bertagna - Coordenador / Liliane Ribeiro Mello - Integrante / Fabiana Alvarenga Filipe - Integrante / Hayla Emanuelle Torrezan - Integrante / Aline Cristiane Barbosa - Integrante / UILLIANS EDUARDO SANTOS - Integrante / Juliana Pereira Aporta Salvadeo - Integrante / Julia Costa de Faria - Integrante / Claudia Pereira de Pádua Sabia - Integrante / Rodrigo Pereira da Silva - Integrante / Maria Elisa Nogueira Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: MAPEAMENTO EM MUNICIPIOS GRANDES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Descrição: A temática da privatização da educação básica no Brasil vem sendo objeto de muitos estudos frente ao avanço de tal processo nas últimas duas décadas. Alguns pesquisadores vêm organizando as estratégias de privatização em três dimensões: privatização da oferta, privatização da gestão e privatização do currículo (ADRIÃO, 2018); (BORGHI, 2021). A presente pesquisa tem por objetivo geral identificar e analisar a atuação do setor privado no processo de implementação da BNCC em redes públicas de municípios do estado de São Paulo. Para a pesquisa dois procedimentos metodológicos serão realizados. O primeiro deles uma revisão da produção científica acerca da temática da privatização da educação e, em especial, da privatização no contexto da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A seguir, um mapeamento de programas e atores privados que vem incidindo nas redes públicas de ensino de municípios paulistas de porte populacional grande. Dentre os programas serão destacados aqueles que tem como objetivos declarados o apoio à implementação da BNCC nas referidas redes. O mapeamento considerará o período de 2017 a 2022, compreendendo o ano de aprovação da BNCC da educação infantil e ensino fundamental até o ano de 2022. Para a análise serão considerados os Programas, seus objetivos declarados, os atores privados envolvidos e sua natureza (com ou sem finalidades lucrativas), o público-alvo (gestores, docentes, discentes, famílias) e a etapa de escolaridade atendida pelo Programa..
Situação: Em andamento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Fontes Borghi - Coordenador / Julia Micheti Italian
i - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

bottom of page